“Aprendendo com o Pé na Estrada”: Itabirito na Estrada Real

17 de julho de 2017 - 01:37 | por Redação
“Aprendendo com o Pé na Estrada”: Itabirito na Estrada Real
Educação
0

Cerca de 500 crianças participaram do projeto. De maio a julho cinco escolas municipais foram a campo conhecer uma parte do trecho da Estrada Real que passa pela cidade

Caminhar, respirar um ar limpo e ainda aprender sobre a Estrada Real e sua biodiversidade. Isso que o Projeto “Aprendendo com o Pé na Estrada” proporcionou desde o mês de maio aos alunos do 6º ano das escolas municipais de Itabirito. Cerca de 500 alunos das escolas, Ana Amélia Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, José Ferreira Bastos, Cemi e Apae, participaram do projeto em 2017.

O projeto consiste em aprender sobre o contexto histórico do Brasil, Minas Gerais e Itabirito, utilizando como cenário 6km do trecho da Estrada Real em Itabirito – Caminho Sabarabuçu. O caminho percorrido pelos alunos fica nas proximidades do distrito de Acuruí e passa por pontos importantes, como a ponte Ana de Sá, divisa entre Itabirito e Ouro Preto, fazendas com casario típico do período colonial e ruínas de muros de pedras, entre outros traços do período do ouro.

Além da parte histórica da Estrada Real os alunos aprenderam um pouco da biodiversidade presente ao longo do percurso. É possível ver musgos, bromélias e cupinzeiros durante o trajeto. A cada parada uma explicação que enchia os olhos das crianças.

Alunos do 6° ano do Cemi participaram da última edição do projeto em 2017 (Créditos: SECOM/PMI)

Maxsuel Luis de Souza, de 12 anos, aluno do Cemi aproveitou muito a caminhada e aprendeu com as explicações. “Achei muito interessante conhecer um pouco da historia do nosso município. Os muros de pedra, a divisa de Itabirito e Ouro Preto pela ponte Ana de Sá, e o rio das velhas que corta a estrada”.

Para Danielle Vitoria, de 11 anos, aluna do Cemi o que mais chamou a atenção foi poder desfrutar de um ar puro e ainda aprender. “Aqui podemos respirar fundo sem poluição. As árvores com liquens mostra que estamos numa área sem poluição”

Michilene Rodrigues, Direta de Turismo, explica que o projeto é uma das ações do Plano Municipal de Turismo. “Utilizamos da metodologia de turismo pedagógico para ensinar de uma maneira mais lúdica e interpretativa. A atividade possibilita o aprendizado da história, cultura, meio ambiente e turismo.” O projeto também faz parte do programa de Educação Patrimonial que conta pontos para o ICMS Cultural e também abastece as informações para o ICMS Turístico.

O Projeto “Aprendendo com o Pé na Estrada” é desenvolvido pela Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *