Alunos do campo visitam horta sintrópica no Barro Branco

6 de novembro de 2017 - 11:51 | por Redação
Alunos do campo visitam horta sintrópica no Barro Branco
Santa Bárbara
0

Os alunos da Escola Municipal Ana Carolina de Ramos, do subdistrito de Barro Branco, visitaram, recentemente, uma horta sintrópica localizada na mesma comunidade da Instituição. O objetivo foi compreender as mudanças ocorridas através do tempo nas localidades rurais.

A agricultura sintrópica é um sistema de plantio sistematizado pelo suíço Ernst Gotsch, que alia produção e sustentabilidade, mostrando ser possível produzir alimentos de forma harmônica com a natureza, sem degradação. Ernst foi o responsável por reflorestar e redobrar 14 nascentes em uma área degradada no sul da Bahia.

Responsável pela horta, Juliana Aleixo é bacharel em Direito, mas possui cursos na área de Agronomia. Ela se dedica a este tipo de cultivo agrícola que produz alimentos livres de agrotóxicos e adubos químicos. Juliana afirma que “a agricultura sintrópica recupera o solo, a água e florestas nativas, indo na contramão de um sistema de produção que, nos últimos anos, foi um dos maiores responsáveis por aniquilar grande parte da nossa biodiversidade. Oferece saúde e disposição a quem consome”.

Durante a visita técnica, os alunos conheceram as instalações da propriedade, participaram de dinâmicas e brincadeiras, além de aprenderem sobre agroecologia. Num momento de aprendizado e interação, eles também participaram de oficinas com o objetivo de compreender a verdadeira importância desse tipo de agricultura na atualidade.

Para a equipe gestora da Escola, foi uma experiência incrível, pois é necessário aproximar os alunos da realidade onde vivem e ensiná-los a produzir alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e com responsabilidade ambiental.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *