ABC da Greve – o movimento sindical nunca mais foi o mesmo

19 de maio de 2017 - 14:56 | por Sergio Sanches
ABC da Greve – o movimento sindical nunca mais foi o mesmo
Documentário
0

O longa “ABC da Greve” foi filmado no final da década de 1970 quando as cidades industriais em torno de São Paulo tornaram-se palco de um intenso movimento grevista.

O cineasta Leon Hirszman, que na época se dedicava ao roteiro de “Eles não usam black-tie”, saiu às ruas munido de equipamento portátil de 16 mm, para observar o movimento operário na construção de sua identidade política.

Trabalhando num sistema cooperativo, com uma pequena equipe, Leon construiu o seu documentário no dia-a-dia, ao sabor dos acontecimentos, o que lhe rendeu algumas das imagens mais impactantes sobre esse período.

Nas palavras do diretor, o filme – que ele não pôde concluir na época – mostra criticamente três eixos simultâneos em ação: o movimento dos trabalhadores e suas condições materiais de vida naquele momento, as ações defensivas do empresariado e o papel do Estado como elemento vital de repressão ao movimento e apoio ao capital.

A intensa reflexão proposta pelo documentário acabou por tornar-se uma espécie de laboratório de preparação para a obra ficcional que Leon rodaria em seguida.

A edição final de “ABC da Greve” só foi concluída em 1990 pelo fotógrafo do filme, Adrian Cooper, por iniciativa da Cinemateca Brasileira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *