40ª Semana do Aleijadinho em Ouro Preto

13 de novembro de 2017 - 12:33 | por Redação
40ª Semana do Aleijadinho em Ouro Preto
Cultura
0

Há 40 edições, a Semana do Aleijadinho promove um intenso debate sobre as diversas manifestações artísticas, não deixando de lembrar o valioso legado do Mestre do Barroco Mineiro e Patrono das Artes no Brasil. Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pelo Museu Aleijadinho, a edição de 2017 vai até o dia  18 de novembro e explora o tema Manifestações da Cultura Popular Ouro-pretana, com apresentações e reflexões sobre as múltiplas experiências culturais do povo de Ouro Preto.

A abertura oficial da 40ª Semana do Aleijadinho será hoje,  13 , na sacristia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Coral Canto Crescente, do Museu do Oratório, formado por crianças de Ouro Preto, se apresenta. Célia Corsino, superintendente do IPHAN em Minas Gerais, traz a proposta de revitalização do Museu Aleijadinho, que no ano de 2018 comemorará 50 anos de fundação.

No dia 14 de novembro, terça-feira, o Museu da Inconfidência oferece uma visita guiada para escolas de Ouro Preto (telefone do setor educativo 31-3551-4977) e, ainda, às 19h, a exibição comentada do filme Vida e obra do Aleijadinho, de Joaquim Pereira, ambas atividades com agendamento prévio. Essa programação se repete no dia 16 de novembro.

Ainda no dia 14, o Escritório Regional do IPHAN de Ouro Preto oferece a Oficina Sentidos Urbanos, para alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 17h, a Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) abre a exposição Poéticas da Alma “fé e devoção: a obra de José Ciríaco de Jesus”, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h.

O feriado de 15 de novembro, quarta-feira, começa com a apresentação do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, com saída às 14h30 da Praça Tiradentes, indo para a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Mercês de baixo, onde ocorrerá a celebração Eucarística. Às 19h, é a vez da apresentação dos Seresteiros Trovadores de Minas, que lançam o CD “Trovadores de Minas: Cantos, Histórias e Memórias” e também percorrem o bairro Antônio Dias em serenata, a partir da rua dos Paulistas.

O dia 16 de novembro, sexta-feira, é marcado pelo Workshop – Manifestações Artísticas em Ouro Preto, com mediação da Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG), voltado para professores, alunos de graduação e de pós-graduação. Os participantes que quiserem apresentar comunicações, devem enviar os resumos para o e-mail: comunicacaosemanadoaleijadinho@gmail.com. O Workshop continua no dia 17 de novembro, com palestras do Prof. Dr. Célio Macedo e da Profª. Drª. Claudina Maria Dutra Moresi.

Ainda no dia 17 de novembro, o Colóquio: Habitando uma cidade tombada: contradições, conflitos e potências, às 8h30, mediado por Cláudia Alencar, traz palestras de Cláudio Rezende Ribeiro, João Nazário Simões Villaschi e Maria Cristina Rocha Simão (IFMG – Campus Ouro Preto), seguidas de debate aberto. Às 14h, o Grupo PIBID UFOP na Música oferece a Oficina de Música a alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 20h, o Zé Pereira dos Lacaios, agremiação carnavalesca ouro-pretana, a mais antiga do Brasil, desfila pelas ruas do bairro Antônio Dias, com seu toque original, levando adultos e crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *