1º Seminário de Neuroaprendizagem reúne centenas em Barão de Cocais

2 de outubro de 2017 - 21:56 | por Redação
1º Seminário de Neuroaprendizagem reúne centenas em Barão de Cocais
Barão de Cocais
0

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado (30/09), o 1º Seminário de Educação de Barão de Cocais com“Ênfase em Neuroaprendizagem”, reunindo cerca de 500 pessoas na ACG (Associação de Colaboradores Gerdau).

O eventofoi realizado através de uma parceria estabelecida entre a PMBC/ Secretaria de Educação, e Vias do Saber-Neurologia Multidisciplinar, com patrocínio da Gerdau. O prefeito Décio Santos, o vice, Lourival Ramos e os vereadores, Leonei Pires e Lúcio Pastor também marcaram presença.( o coral Iolando dos Santos, sob regência do Maestro Alexandre Lacerda,teve participação de destaque na programação do seminário).

SEMINÁRIO

Dividido em eixos temáticos o seminário teve como objetivo apresentar novos conhecimentos acerca de neurociência e aprendizagem, a fim de sensibilizar sobre os sinais de alerta para transtornos de atenção. Além disso, o evento fez uma reflexão sobre as estratégias deintervenção clínica e escolar sob olhares multidisciplinares.

As palestras foram ministradas pelas doutoras em educação, Maria Amin, Ozana Leal e Lucrécia Vera (equipe Vias do Saber), e também pelos funcionários da Gerdau, Flávio S Pereira, Ass. Tec. Adm., Rogério Ermelindo de Souza, Ger. Aciaria e Graziella M. Nascimento, Gestora Proc. Adm. Gestão e Inovação.  O encontro teve como público alvo, comunidade escolar da rede municipal de ensino, Apae, Escolas Estaduais e Particulares.

Em seu pronunciamento o prefeito de Barão de Cocais destacou o seminário como oportunidade de crescimento:

“ quero agradecer o trabalho e coragem de todos os envolvidos na realização deste seminário, tenho confiança no trabalho do Rodinelly e sua equipe na secretaria. Educação é uma meta de nosso governo, e posso dizer que em Barão de Cocais temos profissionais capazes e compromissados com essa missão de ensinar, percebi isso num encontro que participei onde estavam presentes diretoras (os) e vice diretoras, de escolas municipais e estaduais, além do ministério público. Vi como as pessoas que estão a frente de nossas escolas tem tanto empenho na busca pela melhoraria contínua da educação em nossa cidade. Temos aqui centenas de educadores, pessoas com determinação e amor pela profissão, isso é muito gratificante, me sinto orgulhoso por isso. Este seminário é uma oportunidade para evoluirmos ainda mais sobre a educação , debater, trocar experiências e conhecimento sobre o assunto,” destacou o prefeito de Barão de Cocais.

O secretário de educação, Rodinelly Gomes, citou a importância dos temas apresentados no encontro:

“Este primeiro seminário abordou assuntos de extrema importância para os profissionais da educação de nossa cidade e consequentemente para os nossos estudantes. Os temas trabalhados proporcionaram uma oportunidade de reflexão e proposta de aprofundamento em pesquisa e ações objetivando a real inclusão de todos (as) os (as) nossos (as) estudantes. Além disso, foi um dia de trabalho muito prazeroso na companhia dos (as) colegas Professores (as) e demais profissionais da Educação de nosso Município e arredores, que abrilhantaram o evento com suas presenças e questionamentos inteligentes sobre neuroaprendizagem. ”

Marcelo Osório, Diretor do Departamento Pedagógico, comentou sobre o sucesso alcançado:

“…Por que Seminário? O termo vem do latim “Seminarius” que significa uma reunião de pessoas que apresentam um tema específico, no caso a Neuroaprendizagem. A ideia do seminário foi seminar a junção das ideias educação e neurociência. Esperamos que a semente plantada possa resultar em bons frutos pedagógicos. É importante termos sempre em mente a Educação Inclusiva tendo como foco o aluno. Acreditamos que os objetivos foram alcançados, no que toca às palestrantes, ao conteúdo, ao público e a todos que nos apoiaram”, disse.

FIQUE SABENDO

“Vias do Saber” é um grupo que atua na área de saúde e de educação. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento humano de forma inclusiva. O grupo atua com o objetivo de proporcionar apoio a família e educadores com orientação e recursos pedagógicos específicos, visando superar barreiras de inserção social.

Sua atuação ocorre em uma perspectiva multidisciplinar, contemplando as áreas de neuropediatria, psicologia, pedagogia, neurologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, e ‘screnner’ da síndrome de Irlen.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *