1° Congresso Mineiro de Esporte e Desenvolvimento Econômico marca história de Itabirito

31 de agosto de 2017 - 02:16 | por Redação
1° Congresso Mineiro de Esporte e Desenvolvimento Econômico marca história de Itabirito
Esportes
0

Evento teve extensa programação entre os dias 22 e 25 de agosto e trouxe grandes nomes do esporte nacional à cidade, emocionando o público

Com uma extensa programação, Itabirito recebeu entre os dias 22 e 25 de agosto o 1° Congresso Mineiro de Esporte e Desenvolvimento Econômico. Realizado pela Prefeitura, em parceria com Minas Tênis Clube, Péghaso Consultoria e a Pousada e Pesque Pague Campestre, o evento reuniu centenas de participantes e trouxe à cidade grandes nomes do esporte nacional.

Uma das principais atrações foi a palestra de Rogério Romero, ex-nadador com participação em cinco Olimpíadas, no dia 23. “Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer. O intuito foi provocar as pessoas a verem o esporte daqui para frente não pelo tradicional futebol, jogo, medalha, troféu, mas sim de uma maneira mais ampla”, pontuou o hoje gerente de esportes do Minas Tênis Clube.

A lista de palestrantes ainda teve o médico Eduardo Ferreira Arantes, que abordou o retorno financeiro para empresas, governo e sociedade do investimento em esporte, e o técnico Giuliano Sucupira, campeão sul-americano sub-19 de vôlei de praia feminino. “Tanto na base quanto nas competições, o esporte fomenta a economia e trabalha com valores positivos na formação do cidadão”, destacou Giuliano.

Treinos abertos de equipes profissionais

Os itabiritenses também puderam assistir a treinos de equipes profissionais do Minas Tênis Clube, no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso.

“Treino vôlei há seis anos e, sempre que algum time está em Itabirito, venho ver. É muito bom”, comemorou Ana Beatriz Leocádio Bernardini, de 11 anos, que acompanhou as atividades do vôlei feminino, no dia 23. “A partir do contato com elas passamos a gostar mais e mais de vôlei. É um sonho estar aqui”, completou Beatriz Eduarda Gouveia dos Santos, de 11 anos.

Alegria compartilhada com as atletas minastenistas. “É gostoso notar que vieram muitas adolescentes. Um dia já estive do lá de lá vendo e foi assim que criei o amor pelo esporte”, revelou a líbero Léia, que disputou as Olimpíadas de 2016. “Acho muito importante poder treinar em outros lugares. Agradeço à Prefeitura de Itabirito por nos trazer aqui”, emendou a ponteira Priscila Daroit. A comissão técnica do Minas exaltou o intercâmbio, reforçado após a criação do Vôlei Itabirito, pontuando que a cidade é a única com a qual o clube mantém esse tipo de relacionamento.

Para Kayky Sacramento Rodrigues, de 13 anos, a presença do time de basquete fez do dia 25 uma data marcante. “Vejo na televisão e acho impressionante. Queria ser igual a eles”. Recepção que emocionou o armador Gegê, pentacampeão nacional. “Escutei que está sendo a melhor sexta-feira da vida dele. Isso não tem preço para quem vive do esporte. Fico muito feliz por poder dar alegria a essas crianças”.

Gincana esportiva para as escolas locais

A programação ainda teve uma gincana, no dia 23. Alunos de mais de 20 escolas municipais, estaduais e particulares, participaram de brincadeiras na Pousada e Pesque e Pague Campestre. “Foi muito bom, porque você tem relacionamento com pessoas que não conhecia e, nesse tipo de atividade, fazemos amizades”, exaltou Rafaela Araújo Teixeira, de 12 anos, aluna da Escola Ephigênia de Oliveira Batista.

Após a conclusão do 1° Congresso Mineiro de Esporte e Desenvolvimento Econômico, o sentimento do secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, é de dever cumprido. “O evento foi idealizado com o intuito de mostrar à população de Itabirito e região uma faceta diferente do esporte. Dos eventos mais pontuais aos continuados, sempre há geração de renda para a cidade”, avaliou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *